QIGONG – Benefícios

Qigong (lê-se: Chi Kung)

É um termo de origem chinesa que se refere ao trabalho ou exercício de cultivo de energia. É praticado há milhares de anos e desenvolveu várias direcções de prática e especialização, na saúde e longevidade, medicina, artes marciais e espiritualidade.

Ba Duan Jin (8 tesouros) é uma forma de Qigong tradicional chinesa composta por movimentos coordenados com a respiração que ajudam a relaxar a mente e sentir o corpo.

Estes exercícios estimulam uma melhor circulação de energia vital ( Qi ) no corpo, um metabolismo saudável e fortalecem o sistema imunológico.

Ba Duan Jin (8 tesouros) – Benefícios

 

1. Sustentar o céu com as mãos
(regular o Triplo aquecedor)
Equilibra a energia em todos os órgãos internos (O Triplo Aquecedor refere-se às cavidades torácica e abdominopélvica). Este primeiro movimento vai ajudar a eliminar a fatiga.

2. Esticar o arco e lançar a flecha
(fortalecer os pulmões e fígado)
Realinha os músculos das costas e coluna vertebral. Fortalece os músculos dos braços, abdómen, costas e pernas. Melhora pulmões e fígado e promove uma boa saúde e vitalidade.

3. Separar Céu e a Terra
(regular o baço e estômago)
Revigora o torso com energia e abre a caixa torácica para uma respiração mais profunda. Este movimento regula também o fígado e vesícula biliar, para além do baço e estômago.

4. A coruja sábia olha para trás
(ajudar a prevenir doenças e lesões)
Exercita os músculos do pescoço e dos olhos, liberta tensão. Nutre os órgãos internos com energia vital e sangue recém-oxigenado.

5. Balançar a cabeça e o cóccix
(expulsar o fogo do coração)
Expele a energia Fogo do sistema, puxando-a para fora através dos pulmões e portões de energia. O principal objectivo é equilibrar os rins e o coração.

6. Duas Mãos Segure os pés
(para fortalecer os Rins e cintura)
Estica e tonifica todo o coluna vertebral. Promove a circulação de sangue recém oxigenado para o cérebro. Equilibra o fluxo de energia entre as partes frontal e traseira, superior e inferior do corpo.

7. Dar murros com Olhos irritados
(para melhorar a força e Qi)
Dissipadas sentimentos de raiva e tensão. Oxigénio adicional é fornecido para o sangue. Exercita e beneficia o fígado e também a cintura e os rins, aumentando a força global e Qi.

8. Saltando sobre os dedos dos pés (7 vezes)
(para ajudar a prevenir doenças)
Gera ondas de energia, estimula o sistema nervoso central do corpo e melhora o fluxo sanguíneo para os órgãos internos, que os ajuda a desintoxicar. Melhora o equilíbrio e a coordenação.